COM ÁGUA NA BOCA

                                 COM ÁGUA NA BOCA
 

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” Salmo 34:8

         Você acha mesmo que esqueci nossa série sobre DISCÍPULOS EM CANOA FURADA? Claro que não! Daqui a pouco vamos concluir o assunto. Cheguei de São Paulo, Brasil, e estou "refrescando" o cérebro. Mas, veja só o que aconteceu quando acordei neste sábado, cuja temperatura marcava 19 graus NEGATIVOS, às 7am...

Sabe-se que as células que emitem informações ao cérebro quanto ao paladar são as células gustativas.
 “Os grupos de células gustativas são conhecidos como botões gustativos. Os 10.000 ou mais botões gustativos que as pessoas têm em sua maioria estão localizados nas paredes das papilas sobre a superfície da língua. Os poucos botões gustativos restantes estão espalhados pela boca. As substâncias que adentram a boca penetram diminutos poros nas papilas e estimulam as células gustativas.  As informações sobre paladar são processadas no cérebro pelo córtex somatossensorial nos lobos parietais e pelo sistema límbico.” http://angelitascardua.wordpress.com/os-sentidos/paladar/
Cientistas acreditam que quatro são as qualidades palatais primárias: azedo, doce, salgado e amargo. Os demais sabores são misturas dos quatro fundamentais.
“...é válido lembrar que o paladar não apenas é um sentido útil às necessidades nutricionais do nosso corpo, ele também regula uma das principais atividades promotoras do aprendizado social: comer! A comida está no centro do contato social humano, tanto é que as regras alimentares são elementos estruturantes da cultura. O que comemos, como e quando comemos, é parte da nossa identidade como indivíduos, como grupo e como nação. Nossos encontros sociais, sejam erótico-afetivos, familiares, profissionais, religiosos ou de amizade, invariavelmente começam ou terminam em torno de uma mesa. Graças ao paladar nossa rede social se amplia e nosso contato com o mundo fica bem mais interessante.
Afinal, sem o paladar comer seria tão interessante quanto uma bela paisagem no escuro absoluto!”http://angelitascardua.wordpress.com/os-sentidos/paladar/.
Com isso em mente, analisemos o texto que, logo ao acordar, veio ao meu coração. Consideraremos, também, o contexto no qual está inserido, para dar-lhe melhor interpretação.
PRIMEIRO, é preciso entender que as palavras revestem-se de significados distintos, à medida que as empregamos no texto e no contexto a que estão relacionadas. Elementar é saber que as palavras têm significados denotativo ou conotativo; literais ou figurados. Além disso, as palavras possuem valores etimológico ou semântico.
SEGUNDO - “Sempre colocamos à prova todas as coisas, mesmo na mais tenra idade, crianças demonstram que não querem outro leite, a papinha, o colo do outro. A experiência é importante e fundamental para a educação e para se adquirir confiança. Muitas vezes, o ônus da prova fica para as cobaias, mas, assim que é provado que funciona, todos querem, principalmente se é bom.
O salmista Davi, faz um convite a mim e a você, para que provemos a Deus.  Esta prova não significa livramento de inimigos, problemas de ordem financeira ou emocional, mas mostra  que você tem Deus ao seu lado, livrando-o dos temores, das tribulações. Ele escuta suas súplicas e está perto dos que têm o coração quebrantado, suas aflições serão retiradas. É isto que o salmista  declara. Sabe por quê? Porque Deus promete estar ao seu redor.” http://www.mackenzie.br
De fato, o Salmista Davi desafia a humanidade, convidando-a a “provar”, a “perceber”, a “descobrir” quão bom é o Senhor. “Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!” Salmo 34:8 (Nova tradução na linguagem de hoje)
TERECEIRO - E, embora o sentido do verbo “provar” aqui não é o de experimentar-se um sabor, ao lermos o Salmo 34 ficamos COM ÁGUA NA BOCA.  Davi desafia a todos a que façam prova de Deus,  assim como Malaquias, quando profetiza sobre os dízimos e ofertas: “...fazei prova de mim, diz o Senhor”. Desafiar Deus é pedi-LO para que manifeste Seu poder e amor, por meio de Seus atos e obras portentosos.
Como vimos anteriormente, os sabores podem provocar prazer ou repulsa. O cérebro tem a capacidade de dizer sim ou não aos alimentos ingeridos. Nos alimentamos daquilo que nos dá saúde, vigor e prazer. Alimentos podres são imediatamente identificados pelas células gustativas e lançados fora da boca.  
Se nos valermos da hermenêutica sagrada (ciência e arte de interpretação das Escrituras) – tomando como regra a lei do texto e do contexto -, entenderemos facilmente a razão que leva Davi a desafiar-nos. O contexto imediato explica por que devemos “experimentar” o Senhor. Veja o que diz o versículo anterior e o posterior ao texto, formando assim, o contexto imediato – “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” – Salmo 34:7; “Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem”- Salmo 34:9.
No contexto imediato anterior ao texto em epígrafe - objeto de nossa investigação - aprendemos que assim como cérebro identifica os sabores, ele distingue a bondade de Deus, separando-a da maldade dos homens. Nos sentimos amados, seguros e protegidos ao sabermos que “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” Sl 34:7.
Já no contexto imediato posterior ao desafio de Davi – “Provai e vede que o Senhor é bom...” – aos santos, aos justificados, aos lavados no sangue do Cordeiro é ordenado que temam ao Senhor, pois os que o temem de nada têm falta. “Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem”- Salmo 34:9.
Mas, quem precisa fazer prova de Deus? O justo ou o ímpio?
QUARTO - A primeiro resposta é “A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos” Salmo 34:21. O ímpio! Este é quem, primeiro, precisa desafiar a Deus, posto que não “provou” de seu amor e bondade. Sua vida corre perigo!
Ao ignorar a Deus o ímpio se submete, inteiramente, ao juízo de Deus. É preciso que mude de atitude e postura, aproximando-se Dele, a fim de experimentar o Seu favor, antes que seja tarde demais – “A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles” Salmo 34:16.
QUINTO – A segunda resposta é “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” Salmo 34.4. O justo! O justo busca ao Senhor, pois sabe quão bom e belo Ele é! Os homens não sabem o que significa a bondade de Deus. Para experimentá-la é preciso encontrar-se com Ele. Os justos não têm dificuldade para buscar a face de Deus e experimentar sua bondade. “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará” Salmo 34:10.
Aquele que busca ao Senhor, experimenta o poder da luz que Dele emana para sua alma, eliminando quaisquer dúvidas. “Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos” Salmo 34:5.
Aquele que clama a Deus, desde sua simplicidade e humildade, será ouvido e libertado dos temores que invadem o coração. “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.” Sl 34:6.
Nós, os que já fomos justificados pelo Senhor, sabemos que “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” Sl 34:19.
Só em pensar em tudo isso já dá ÁGUA NA BOCA! Entretanto, não precisamos permanecer “aguados”. Ninguém precisa ficar COM ÁGUA NA BOCA, pois “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”.  Salmo 34:18.
 
Postado por
Retirado do Blog do Pr. Wellington Silva - Louvo a Deus pela vida deste homem de Deus que sempre com uma palavra que traz conhecimento pra todos nós!

0 comentários:

Postar um comentário